Lendo e refletindo sobre o texto pude fazer uma relação com o livro - Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, quando diz: “Ensinar exige apreensão da realidade”
“... Outro saber fundamental à experiência educativa é o que diz respeito à sua natureza. Como professor preciso me mover com clareza na minha prática. Preciso conhecer as diferentes dimensões que caracterizam a essência da prática, o que me pode tornar mais seguro no meu próprio desempenho.”
“O melhor ponto de partida para estas reflexões é a inconclusão do ser humano que se tornou consciente. Como vimos, aí radica a educabilidade bem como a nossa inserção num permanente movimento de busca em que, curiosos e indagadores, não apenas nos damos conta das coisas, mas também delas podemos ter um conhecimento cabal. A capacidade de aprender, não apenas para nos adaptar mas sobretudo para transformar a realidade, para nela intervir, recriando-a...”
A educação não deve ser vista como algo estanque, mas sim algo em constante movimento, tanto dos educandos como dos educadores, todos devem estar envolvidos neste processo em construção.
20 de jun. de 2009
O outro na sua casa;
O outro no seu trabalho;
O outro na comunidade;
O outro na cultura;
Enfim, o outro em mim.
Afinal, quantos outros somos? Ou quantos outros, nos precisamos ter ou nos pertencem para a nossa existência?
A leitura do texto “O outro hoje: uma ausência permanentemente presente” de Fernando González Placer, me fez refletir sobre os vários ângulos do sujeito “O outro”. O outro que é tomado de acordo com os princípios e concepção de cada um, por isso, a complexidade do tema.
Tema este que estou tomada por uma constante reflexão, no “eu” e no “outro”.
Enquanto reflito sobre “o outro” mergulho no texto do Jorge Larrosa “ Tecnologia do Eu e Educação” . Este texto nos convida, a nos observar e a nos ver... assunto tão complexo, mas implicante para um leitor que se encontra no centro das discussões sobre a Educação.
No decorrer do texto o autor menciona que “pensar sobre Educação implica construir uma determinada auto-consciência pessoal e profissional que sirva de princípios para a prática, de critérios para a crítica e a transformação da prática, e de base para a auto- identificação do professor ”
Pretendo tomar esta figura do professor citado no texto para todos os agentes da Educação, e não apenas na figura única do “teacher”.
Sendo assim, a Tecnologia do Eu e Educação, nos convoca para uma análise da relação do Eu com a Educação, na sua “biopolítica”, na reflexão mútua, no fazer juntos, e não no fazer para o outro ou se fazer do outro...Mas de uma transformação da sua própria subjetividade.
Reconhecer a própria subjetividade e a partir dela, fazer a Educação, é um exercício de articulação do seu saber construído com o saber do outro, com o saber local... e ainda acrescido com as reflexões propiciadas no texto do Bauman “ Tempo e Espaço”.
Enfim, Fazer Educação, falando do "outro" e ser o sujeito da Educação, é possível nos tempos de hoje?
O outro no seu trabalho;
O outro na comunidade;
O outro na cultura;
Enfim, o outro em mim.
Afinal, quantos outros somos? Ou quantos outros, nos precisamos ter ou nos pertencem para a nossa existência?
A leitura do texto “O outro hoje: uma ausência permanentemente presente” de Fernando González Placer, me fez refletir sobre os vários ângulos do sujeito “O outro”. O outro que é tomado de acordo com os princípios e concepção de cada um, por isso, a complexidade do tema.
Tema este que estou tomada por uma constante reflexão, no “eu” e no “outro”.
Enquanto reflito sobre “o outro” mergulho no texto do Jorge Larrosa “ Tecnologia do Eu e Educação” . Este texto nos convida, a nos observar e a nos ver... assunto tão complexo, mas implicante para um leitor que se encontra no centro das discussões sobre a Educação.
No decorrer do texto o autor menciona que “pensar sobre Educação implica construir uma determinada auto-consciência pessoal e profissional que sirva de princípios para a prática, de critérios para a crítica e a transformação da prática, e de base para a auto- identificação do professor ”
Pretendo tomar esta figura do professor citado no texto para todos os agentes da Educação, e não apenas na figura única do “teacher”.
Sendo assim, a Tecnologia do Eu e Educação, nos convoca para uma análise da relação do Eu com a Educação, na sua “biopolítica”, na reflexão mútua, no fazer juntos, e não no fazer para o outro ou se fazer do outro...Mas de uma transformação da sua própria subjetividade.
Reconhecer a própria subjetividade e a partir dela, fazer a Educação, é um exercício de articulação do seu saber construído com o saber do outro, com o saber local... e ainda acrescido com as reflexões propiciadas no texto do Bauman “ Tempo e Espaço”.
Enfim, Fazer Educação, falando do "outro" e ser o sujeito da Educação, é possível nos tempos de hoje?
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