O trabalho do grupo ATRAMI ( Atenção Transdisciplinar Materno Infantil) segue a Filosofia da Educação Foucautiana, onde tenta-se oferecer ferramentas teóricas para pensar de outro modo, deixando de lado o conteúdo concreto e cuja a única condição é que sejam práticas pedagógicas, nas quais o importante não é que se aprenda algo "exterior", mas que elabore e reelabore alguma forma de relação reflexiva do educando consigo mesmo. São práticas reflexivas e voluntárias através das quais as disciplinas fixam suas condutas e se transformam e modificam seu conteúdo singular em algo compartilhado. Isto é pensar na Transdisciplinaridade, onde as práticas profissionais constroem e medeiam a relação do sujeito consigo mesmo, levando `a práticas que fomentam a auto reflexão crítica de si e os constituem em seu funcionamento, constituída de forma temporal cuja a continuidade e descontinuidade no tempo é implícita a uma trama.
Acredito que seja uma grande definição de olhar Transdisciplinar que na sua dimensão prática estabelece o que o sujeito pode e deve fazer consigo mesmo.